O Facebook anunciou sua mais recente ação legal para impedir que as pessoas usem indevidamente suas plataformas e marcas, desta vez com foco em uma empresa que estava adquirindo nomes de domínio semelhantes ao do Facebook com a intenção de enganar os usuários por meio de golpes de phishing.

Conforme explicado pelo Facebook :

” Esta semana, entramos com um processo na Pensilvânia contra a New Ventures Services Corp. (NVSC), uma empresa que se envolveu repetidamente em atividades de pirataria cibernética. O NVSC  registrou centenas de nomes de domínio semelhantes que poderiam ser usados ​​para enganar as pessoas se passando por Facebook, Instagram Whatsapp.”

Sem dúvida, você já viu algo semelhante – de vez em quando, você receberá um e-mail de uma empresa que parece um pouco suspeita, de um nome de domínio próximo a um negócio real.

  • Observe que o domínio que hospeda este endereço de e-mail é ‘facbook.com’, não ‘Facebook’. Para usuários experientes da web, isso é um golpe bastante óbvio, mas, ainda assim, muitos usuários são enganados por isso e acabam cedendo inadvertidamente suas informações pessoais por causa de tais solicitações.

    Neste caso específico, o Facebook diz que o NVSC comprou uma série de domínios imitadores, incluindo ‘ instagram-login.com’, ‘facebooked.net’ e ‘installwhatsapps.com’. 

     O Facebook vem trabalhando para combater esse tipo de fraude há algum tempo, adicionando ferramentas como uma guia oficial ‘E- mails recentes do Facebook’  no aplicativo para verificar novamente as comunicações enviadas pela empresa (também há uma no Instagram ).

    Mesmo assim, os golpistas ainda tentarão e, como tal, uma ação legal como essa é um passo importante no combate a tais esquemas.

    É o mais recente na série contínua de ações legais do Facebook contra o uso indevido de plataforma, projetado para desincentivar atividades criminosas e estabelecer precedentes legais claros para punições em torno de formas em evolução de crime cibernético. Se o Facebook for capaz de processar aqueles que estão realizando tais atividades, isso ajudará a deter casos futuros e dará ao Facebook uma base legal clara para fazer cumprir melhor as regras de sua plataforma.

    Este é um elemento cada vez mais importante, que, além de punir esses agressores individuais, também pode ajudar a facilitar a evolução de leis relevantes para esses comportamentos emergentes.  

    Como tal, é bom ver o Facebook continuar a buscar recursos legais contra essas atividades.

    Além disso, certifique-se de estar ciente de tais fraudes e verifique esses e-mails criteriosamente.

Fonte: Social Media Today