Com o Facebook trabalhando para tornar o WhatsApp uma ferramenta mais abrangente para uso comercial e pessoal , ele também busca fornecer mais ferramentas promocionais para marcas no WhatsApp, a fim de aumentar a conscientização sobre suas opções de conexão via mensagem.

Mas não há anúncios no WhatsApp , já que anúncios em threads de mensagens diretas provaram ser uma opção impopular (e anúncios no Status do WhatsApp também foram descartados ). Em vez disso, o Facebook está procurando fornecer uma nova opção para as empresas no WhatsApp, que lhes permitirá criar promoções do Facebook em suas ferramentas de negócios do WhatsApp, que então se vinculam à sua presença no WhatsApp, aproveitando a popularidade combinada das duas plataformas.

  • Para ser claro, as marcas há muito são capazes de criar anúncios no Facebook com links para o WhatsApp, elas apenas tiveram que passar pelo Ad Manager do Facebook para fazer isso. O novo processo, como você pode ver nesta sequência, vai disponibilizar essa mesma funcionalidade dentro do próprio WhatsApp, o que é um avanço significativo para as ferramentas promocionais da plataforma.

    Conforme explicado pela CNN , o processo fará uso de catálogos do WhatsApp Business , a fim de obter informações de produtos para promoção no Facebook.

    “Os usuários corporativos agora poderão selecionar um item de seu catálogo e rapidamente transformá-lo em um anúncio do Facebook ou Instagram com um botão que direciona os espectadores de volta ao seu perfil do WhatsApp.”

  • Isso abrirá efetivamente um novo potencial de promoção cruzada para empresas no WhatsApp – embora seu valor, é claro, seja limitado a quantas pessoas em seu mercado-alvo estão usando os dois aplicativos.

    O que, na maioria das nações ocidentais, é muito. Por exemplo, o WhatsApp supostamente tem cerca de 70 milhões de usuários nos Estados Unidos, enquanto o Facebook tem mais de 200 milhões , então o cruzamento entre os dois seria significativo. Mas na Índia, é uma história um pouco diferente. 

    O WhatsApp é extremamente popular no mercado indiano, com cerca de 459 milhões de usuários ativos , enquanto o Facebook, em comparação, tem 320 milhões de usuários indianos. Isso ainda é o suficiente para tornar a Índia o maior mercado de usuários do Facebook , mas também significa que muitos usuários indianos do WhatsApp não podem ser acessados ​​pelo Facebook.

    O Facebook, idealmente, gostaria de capitalizar a popularidade do WhatsApp com suas novas ferramentas de negócios especificamente no mercado indiano, mas esse novo processo de promoção cruzada pode não fornecer a resposta definitiva nessa frente.

    Mas, ainda assim, é mais uma ferramenta de promoção, que ajudará a atrair mais pessoas à sua presença no WhatsApp. E se o seu público perceber uma grande aceitação em ambos os aplicativos, pode ser uma boa maneira de impulsionar o processo de negócios do WhatsApp e, à medida que as ferramentas de comércio eletrônico do aplicativo continuam a evoluir , isso pode se tornar uma consideração mais importante.

    Já, de acordo com o Facebook, mais de um milhão de empresas estão usando anúncios click to WhatsApp no ​​Facebook, então há claramente uma demanda, e pode muito bem ser uma oportunidade promocional poderosa para adicionar ao seu mix de marketing digital.

    O Facebook diz que a nova opção será lançada em breve.