Com mais de dois bilhões de pessoas em todo o mundo celebrando o Ramadã neste mês, isso pode apresentar oportunidades significativas para os profissionais de marketing aproveitarem a boa vontade do evento e se conectar com o público que busca maneiras de comemorar e participar do mês de reflexão.
Para ajudar com isso, o Facebook recentemente contratou YouGov para conduzir uma pesquisa com mais de 17 mil pessoas para colher insights sobre como eles estão olhando para comemorar o Ramadã, e que impacto isso pode ter em suas atividades online nas próximas semanas.
“ Nesta temporada de Ramadã, as pessoas vão querer se reunir, seja virtualmente ou socialmente distantes, para compartilhar a alegria com seus entes queridos. E apesar das diferenças inevitáveis com o passar dos anos, veremos o surgimento de novas descobertas e comportamentos de compra.”
O Facebook traduziu suas descobertas em um novo guia de marketing do Ramadã de 35 páginas, que você pode baixar aqui .
Aqui está uma rápida olhada em alguns dos principais pontos importantes.
Em primeiro lugar, o Facebook descreve o impacto do COVID-19 nos comportamentos do Ramadã, com abordagens de compras alteradas devido a preocupações e restrições contínuas.

Isso aponta para um aumento no comércio eletrônico ao longo da temporada, o que é ainda mais reforçado nas notas do Facebook:
“A demanda dos compradores para navegar e comprar online com segurança é maior do que nunca. O objetivo é permitir que os compradores descubram e comprem as coisas que eles vão adorar, de forma segura e conveniente.”
O Facebook sugere que as marcas procurem fornecer opções de pedidos online e coleta na calçada sempre que possível, aproveitando a ascensão do comércio eletrônico com processos aprimorados e simplificados, ao mesmo tempo que usam as ferramentas de anúncios do Facebook para direcionar mais eficazmente o público que navega online.
O Facebook também fornece notas e estudos de caso sobre cada um dos pontos-chave do guia, incluindo este exemplo de como a Maybelline Vietnam usou o Facebook Live para se conectar virtualmente com o público como parte de um esforço recente.
Opções de conexão virtual como essa se alinham ainda mais com a mudança das lojas físicas e podem ser outra consideração para suas campanhas.
O Facebook também fornece estatísticas detalhadas sobre o uso de dispositivos móveis:
Fonte: Social Media Today