Com o TikTok em ascensão e a caminho de se tornar a próxima plataforma de um bilhão de usuários , um número crescente de profissionais de marketing também está olhando para o aplicativo e considerando se e como eles podem integrar a plataforma em seus esforços promocionais.

Mas quão eficazes são os anúncios TikTok e quais são os principais pontos fortes do formato?

Para colher algumas informações adicionais sobre isso, a  TikTok recentemente contratou a Kantar para conduzir um novo estudo sobre como os anúncios no TikTok são percebidos, em comparação com as promoções em outras plataformas. A Kantar entrevistou mais de 25.000 participantes, em 20 países diferentes, entre setembro de 2020 e janeiro de 2021, a fim de fornecer essas notas sobre a eficácia do anúncio TikTok.

1. Anúncios no TikTok são ‘inspiradores’

A pesquisa mostra que 72% dos entrevistados consideram os anúncios no TikTok ‘inspiradores’, os mais altos em todas as plataformas. 

“Os usuários do TikTok estão em uma mentalidade de descoberta ao percorrer o feed For You e são receptivos a vídeos novos e inspiradores de criadores e marcas.”

Claro, isso seria relativo aos elementos criativos do próprio anúncio – se o seu anúncio se alinhar com a filosofia da TikTok e parecer natural no feed, isso pode ter um impacto na compra inspiradora.

 

  • A TikTok observou repetidamente que os anunciantes não deveriam fazer anúncios, mas sim fazer TikToks , e suspeito que esse seja o elemento-chave para alimentar essa taxa de resposta. Conteúdo natural e envolvente, que exibe um produto em ação, pode levar a fortes respostas de compra por meio de promoções TikTok.

    2. Os anúncios no TikTok definem tendências

    De acordo com o relatório :

    “Em comparação com os anúncios em outras plataformas, as pessoas consideraram os do TikTok 21% mais criadores de tendências, com quase 7 em cada 10 pessoas concordando com essa afirmação. Com formatos de anúncio inovadores, como o Desafio Hashtag de marca, as marcas no TikTok agora têm as ferramentas para se tornar parte da cultura, permitindo que seu público crie tendências com base em sons de marca, ações, efeitos ou histórias relacionadas à marca que podem viajar livremente pela comunidade TikTok e além. “

  • Mais uma vez, isso remete à abordagem de ‘criar TikToks’ – o foco no envolvimento simplificado com as tendências populares torna mais fácil para usuários individuais e marcas aproveitarem o que há de mais recente. As marcas ainda podem parecer ‘cringey’ nisso, mas, novamente, ao focar nos elementos comuns dos clipes TikTok e alinhar com a estética e abordagem da plataforma, você pode se tornar parte da cultura, o que pode ter impactos positivos de branding .

    3. Prazer e otimismo são essenciais

    A TikTok afirma que os usuários vêm à plataforma para descobrir conteúdo edificante da comunidade TikTok, o que tem um impacto indireto para os anunciantes.

    “8 entre 10 participantes da pesquisa concordaram que o TikTok é agradável, enquanto quase 7 entre 10 também concordaram com a declaração quando questionados especificamente sobre anúncios na plataforma.”

    Isso aponta para o foco de sua abordagem de campanha TikTok e o que os usuários esperam da plataforma. Não é o lugar para ângulos controversos e contundentes, mas para atualizações mais positivas e úteis, relevantes para o público no aplicativo.

    4. Anúncios TikTok chamam a atenção

    A pesquisa também mostra que os anúncios TikTok são bons em chamar a atenção, com 67% dos entrevistados concordando que os anúncios na plataforma recebem seu foco – uma vantagem de 7% sobre outras plataformas.

Fonte: Social Media Today