O Pinterest está procurando fornecer aos usuários mais maneiras de proteger sua propriedade intelectual na plataforma com um novo processo de reivindicação de conteúdo , que permitirá aos criadores registrar seu conteúdo original e gerenciar seu uso futuro por meio de Pins.

Conforme explicado pelo Pinterest :

“Ouvimos dos criadores que desejam mais controle sobre onde seu conteúdo aparece, incluindo a capacidade de remover versões existentes e futuras de seu conteúdo, e queremos ajudar a habilitar esse controle.”

Por meio do novo processo de reivindicação de conteúdo, os Pinners poderão fazer upload de imagens de seu IP, que o Pinterest poderá então procurar em outros Pins e tomar as medidas definidas.

Os detentores de direitos autorais poderão escolher entre uma das seguintes opções de aplicação:

  • Apenas meu : Remova as versões existentes e futuras das imagens do Pinterest, exceto os Pins salvos originalmente por mim.
  • Somente site da Web : Remova as versões existentes e futuras das imagens do Pinterest, exceto os Pins que vinculam aos meus sites reivindicados. (Esta opção só estará disponível se você tiver um site reivindicado).
  • Bloquear tudo : Remova todas as versões existentes e futuras dessas imagens do Pinterest.
  • Os reclamantes serão obrigados a fornecer URLs de propriedade alternativos, que exibam seu conteúdo original, a fim de provar sua propriedade, ao mesmo tempo em que também precisarão concordar com os Termos de Serviço do Portal de reivindicação de conteúdo .

    O processo é semelhante à plataforma Rights Manager do Facebook , que permite aos criadores registrar sua propriedade intelectual para se proteger contra o uso não autorizado em seus aplicativos. O YouTube também tem seu sistema de Content ID , que serve a um propósito semelhante.

    Curiosamente, o Facebook lançou recentemente uma nova atualização  em sua ferramenta Commerce & Ads IP para ajudar as empresas a identificar produtos sendo vendidos no Facebook que infringem seus direitos autorais intelectuais.

    .

Fonte: Social Media Today