A desinformação se tornou o foco principal de todas as plataformas digitais e, nesta semana, a TikTok anunciou uma nova iniciativa para ajudar a melhorar a alfabetização digital e impedir a disseminação de relatórios enganosos em seu aplicativo.

Chamada #FactCheckYourFeed, a nova campanha tem como objetivo ajudar a equipar os usuários do TikTok com as habilidades de que precisam para “se envolver de forma crítica com o conteúdo, navegar em nossa plataforma com segurança e se proteger contra danos potenciais”.

Como você pode ver neste exemplo, a nova iniciativa usará clipes do TikTok de uma variedade de criadores e figuras públicas para delinear lições importantes sobre como detectar e evitar informações enganosas online, todas apresentadas no estilo único do TikTok.

  • ” Assumimos a responsabilidade de ajudar a educar nossos usuários com seriedade, o que significa garantir que todos tenham acesso a informações boas e precisas sempre que precisarem. Para isso, é importante que nossos usuários possam identificar corretamente o que estão assistindo e saber se estão recebendo informações potencialmente imprecisas ou prejudiciais. “

    A alfabetização digital agora é uma consideração crítica para plataformas de mídia social especificamente, com cerca de 71% das pessoas agora recebendo pelo menos parte de suas entradas de notícias de aplicativos de mídia social. Isso torna todas as plataformas sociais as principais fontes de notícias, e com a natureza pública em tempo real dos feeds sociais, que também empresta o meio para campanhas de desinformação e ações direcionadas destinadas a influenciar a ação pública com base em agendas variáveis.

    E embora o TikTok não seja considerado uma fonte importante de tais esforços, ele está sendo alvo de grupos de desinformação e desinformação.

    De acordo com o relatório de transparência mais recente da plataforma , o TikTok  removeu mais de 340.000 vídeos nos EUA no segundo semestre do ano passado por quebrar suas regras sobre desinformação eleitoral,  enquanto também está sendo usado para espalhar propaganda e conteúdo com foco político em várias regiões . 

    De certa forma, o TikTok pode ser ainda mais importante para esses esforços, dada sua popularidade entre o público mais jovem. Se o TikTok pode desempenhar um papel no fornecimento de tal educação para grupos de usuários mais jovens, isso pode ajudar a aumentar a conscientização no futuro, o que posicionará melhor as pessoas para ver esse conteúdo com um olhar mais crítico no futuro.

    Quero dizer, realmente, deveríamos estar ensinando alfabetização digital nas escolas como uma coisa natural – como agora é feito na Finlândia – dada a importância de seu papel em influenciar os movimentos políticos e a atividade eleitoral em torno das urnas.

    Mas com isso ainda aparentemente muito distante, programas como este terão que servir, e é bom ver a TikTok tomando a iniciativa e procurando fornecer mais orientação aos usuários sobre os principais aspectos a serem observados, ao mesmo tempo que comunica isso a eles em as formas com as quais eles se sentem mais confortáveis ​​e responsivos.

Fonte: Social Media Today