Isso é interessante – no início deste mês, o Twitter lançou seu formato de exibição de imagem completo atualizado para elementos visuais adicionados aos tweets, garantindo que os usuários obtenham o contexto completo em visualizações de imagens, ao invés de uma versão cortada automaticamente.

O que é uma boa atualização, mesmo que mude um pouco os cronogramas de seus tweets. Mas o que é particularmente interessante é a lógica por trás da atualização, que o Twitter lançou uma nova luz em uma visão geral postada hoje . 

Essencialmente, a atualização surgiu como resultado de seus esforços para resolver o viés algorítmico, não para fornecer uma experiência de usuário aprimorada.

A investigação sobre isso começou em outubro passado , quando os usuários começaram a compartilhar exemplos de como o algoritmo de corte de imagens do Twitter favorecia os brancos em relação aos negros nas imagens anexadas.

 

  • O Twitter lançou sua própria investigação como resultado desses tweets de exemplo, que levam a uma análise mais ampla de seus algoritmos visuais e de sua adequação para essa tarefa.

    E encontrou, de fato, problemas.

    O Twitter diz que seu processo anterior de recorte de imagem utilizava um ‘algoritmo de saliência’ para determinar o recorte de imagem.

  • “O algoritmo de saliência funciona estimando o que uma pessoa pode querer ver primeiro em uma imagem para que nosso sistema possa determinar como cortar uma imagem em um tamanho facilmente visível. Os modelos de saliência são treinados em como o olho humano olha para uma imagem como um método de priorizar o que provavelmente é mais importante para a maioria das pessoas. O algoritmo, treinado em dados de rastreamento do olho humano, prevê uma pontuação de saliência em todas as regiões da imagem e escolhe o ponto com a pontuação mais alta como o centro do colheita.”

    Depois que o usuário relata um possível viés nesse processo, o Twitter conduziu testes internos, que mostraram que seu algoritmo de saliência tinha uma preferência mais forte por brancos em imagens em vez de negros, embora também, às vezes, escolhesse “o peito ou as pernas de uma mulher como uma característica saliente “para determinar os elementos-chave do foco nas imagens.